1

sábado, março 17, 2007

Anuppu

Na mitologia egípcia, Anuppu (Anúbis) foi o responsável por mostrar aos sacerdotes o segredo da eternidade, ensinando-lhes a arte da mumificação. É este deus que auxilia a alma no caminho rumo ao tribunal de Osíris (tribunal que julga as realizações da pessoa em vida), e é ele que tem a tarefa de pesar o coração do morto no julgamento. Se o coração pesar, este alguém fora má pessoa, e sua alma é condenada a ser devorada por um demônio grotesco, desaparecendo para sempre. Se o coração for leve, a pessoa foi boa, tendo passagem livre para desfrutar a eternidade junto de Osíris no paraíso.
Anúbis é um deus intimamente ligado aos mortos. Antropomorfo, ele representava uma espécie de cachorro selvagem egípcio hoje extinto, que, à época dos faraós, era sempre visto junto às tumbas e cemitérios, guiado pelo cheiro e à procura de comida - daí sua relação com os mortos.

A arte abaixo foi feita já há um bom tempo, em 2001 ou 2002 (não tenho certeza), e é vetorial. Nela pode-se perceber influências de dois filmes, Stargate e O Retorno da Múmia, longas não tão bons mas com visuais bem produzidos. Porém procurei me basear em baixos-relevos egípcios e na própria descrição mitológica.

1 Comments:

Blogger foto said...

Para tudo! Para, pode parando, ahahaha. Anúbis, mitologia egípcia, isso é LINDO demais! Traço encantador, desenho FABULOSO grande Egon! Amei a arte e que beleza encontrar seu blog atualizado!! :D
Adorei o texto também!
Grande beijo, criança super talentosa.

17:46

 

Postar um comentário

<< Home